segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PONTES VERDADEIRAMENTE ECOLÓGICAS


NOTA DA TURINA: Quero compartilhar com voces essa maravilha que o homem é capaz de fazer potencializando a força da natureza! Saber se beneficiar dela com sabedoria e respeito. Boa semana a todos! Inspiração da amiga Ruth Albernaz no blog http://ruthalbernaz.blogspot.com .  Apreciem!

HOJE DESCOBRI...QUE NA ÍNDIA SE USAM ÁRVORES "VIVAS" PARA SERVIR DE PONTES
Aposto em como nunca viu nada assim! Acertei?
Bem embrenhadas nas florestas húmidas do Estado Indiano de Meghalaya, as pontes aqui existentes não são construídas mas...crescidas.
Inacreditável, certo? Testemunhe a engenharia da Natureza em plena acção.
ponte natural
Clique para ampliar

Tratam-se de lianas antigas e raízes de árvores que se esticam horizontalmente através de rios e riachos, criando uma estrutura sólida o suficiente para ser utillizada como ponte.
Algumas destas pontes possuem mais de 100 metros de comprimento e conseguem suportar o peso de mais de 50 pessoas.
A região de Cherrapunji é um dos lugares mais húmidos do mundo. Aqui correm muitos rios e córregos, tornando estas pontes muito valiosas para as pessoas que aqui vivem.
Clique para ampliar
Algumas pontes levam cerca de 10 a 15 anos a crescer, antes de funcionar plenamente como pontes.
A diferença entre uma destas pontes e uma ponte de madeira convencional, é que estão vivas e, por isso, não apodrecem. Pelo contrário, ganham ainda mais força ao longo dos anos.
Há mais de 500 anos que os habitantes locais orientam as raízes e lianas de seringueiras, também chamadas de árvores borracha (Ficus Elastica) através dos rios, usando árvores ocas para criar sistemas enraízados de orientação.
Clique para ampliar

Acha que algumas destas pontes funcionariam em Portugal (ou na Austrália!)  por exemplo? Com tantos fogos, principalmente no Verão, não durariam muito tempo, não concorda?





Fontes: dailymail.co.uk
You Tobe
http://internetparatodos.blogs.sapo.pt/tag/pontes+vivas#ixzz1d0un2FyL
Under Creative Commons License: Attribution Inspiração total do dia: Pontes vivas de Meghalaya

 http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=157210221505902714

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ok, amigos! Eu sei que voce podem fazer melhor! Digam o que acham do post! Mas deixem seu nome. Comentários anônimos não serão publicados! ;)